O Antelope Canyon é um dos mais belos canyons do mundo. Chamado de Tse bighanilini in Navaho, que significa “o lugar onde a água flui pelas rochas”, está localizado no estado do Arizona, EUA. Foi formado pela erosão das rochas, quando inundações repentinas ganharam velocidade e carregaram areia. A água misturada com a areia alisaram e esculpiram as fendas do canyon, se alargando em algumas partes.
Pamukkale, Turquia
Essas impressionantes plataformas de água podem ser encontrada em Pamukkale, Turquia, e formadas a partir de uma substância chamada travertino (wikipedia), que se forma a partir de uma gradual acumulação de sedimentos de Carbonato de Cálcio depositados na água por fontes termais. Com isso o Dióxido de Cálcio se evapora e o que sobra são essas belas plataformas, com água quente fluindo por elas.
The Wave, Arizona, USA
Essa incrível formação de arenito impressiona em suas cores. Foi formada no período Jurássico (com cerca de 190 milhões de anos de idade), e pesquisadores dizem ter sido criada a partir da compactação e endurecimento de dunas de areia, com a erosão sendo a responsável por esculpir essas estruturas parecidas com ondas. Como uma pintura, para qualquer lugar que se olhe, existe uma nova e incrível forma para impressionar seus olhos.
Moeraki Boulders, Nova Zelândia
O Moeraki Boulders são incríveis rochas encontradas na costa da Nova Zelândia. Elas são bastante esféricas em quase todos os casos e foram expostas a partir da erosão e dos ventos. Como em muitas maravilhas geológicas você poderia pensar que gigantes ja estiveram ali jogando bolinhas de gude enquanto elas batiam nas ondas.
Bungle Bungles, Austrália
Os Bungle Bungles são encontrados no Parque Nacional de Purnululu, Oeste da Austrália, e são considerados um dos Patrimônios Mundiais. Eles são como um amontoado de colméias com listras de tigres, causadas por bactérias crescendo nas listras cinzas e Manganês nas listras vermelhas. Juntos formam uma vista incrível, como a de uma condomínio de abelhas gigantes do tamanho de helicópteros.
Fantasy Cave, Bermudas
Muito conhecem a Caverna de Cristal em Bermudas, mas são poucos os que conhecem a sua caverna “irmã”. Tão bonita quanto sua irmã, ela é ainda mais profunda, com cerca de 28 metros. As autoridades locais fecharam a caverna por um longo tempo, desde a década de 40, mas ela foi reaberta com nova iluminação e caminhos em 2001.
Wave Rock, Austrália
Essa incrível formação rochosa está localizada em Hayden, Austrália. Olhando para ela dá a impressão de que a terra esculpiu uma onda e a colocou na terra. A rocha, composta de granito, se formou a partir de um processo de erosão enquanto ainda estava embaixo da terra há 60 milhões de anos. Com o passar do tempo a Terra foi expondo mais e mais partes dessa área, até que toda a rocha estivesse exposta, criando essa incrível vista para o prazer de todos.
Chocolate Hills, Filipinas
Os Chocolate Hills, Filipinas, ganharam esse nome (em português: colinas de chocolate) pela sua semelhança com os chocolates Hershey kisses durante a temporada de secas, quando a grama fica marrom. Com uma estimativa de 1.776 dessas incríveis formações forma uma espetacular paisagem. Ao visitá-los você estará sobre rochas calcárias marinhas de milhões de anos, as quais contém fosséis, velhos corais e moluscos! Elas foram criadas a partir da erosão de cima abaixo causada pela água após terem sido erguidas para acima do nível do mar.
Stone Forest, Madagascar
O Parque Nacional Tsingy de Bemaraha em Madagascar, também é conhecido por Stone Forest (Floresta de pedra). O incrível agrupamento de formações rochosas são parte do Património Mundial assim como do Parque Nacional. Essa floresta também é o lar de variadas espécies, incluindo uma espécie de primata, chamado Loris, ameaçada de extinção. Como em muitos casos, o nome atribuido pelo povo local descreve perfeitamente a paisagem, pois significa “onde não é possível andar descalço”. Essas estruturas cálcarias, foram formadas pela erosão de planaltos – erosão que ocorre tanto verticalmente quanto horizontalmente -, criando essas “árvores”, fissuras e cavernas capazes de tirar a respiração de qualquer um.
Crystal Cave of Giants, México
Com temperaturas de até 60º C e enormes cristais, alguém poderia pensar estar em uma exposição de gigantes em Chihuahua, México. Deixando humanos parecendo anões dentro da caverna, esses são os maiores cristais de selenita até hoje encontrados. O calor dentro da caverna é devido ao magma abaixo da caverna e suas águas quentes (devido ao magma) um dia já preencheram todo o espaço da caverna. Como resultado, ela ficou rica em minerais, como gesso, causando a formação dos cristais. Por causa do calor e da umidade, os cientistas não podem passar mais que 10 minutos dentro da caverna sem sofrer danos, portanto não é de se espantar que turistas não poderão ter a oportunidade de vistar essa caverna em um futuro próximo.
The Blue Grotto, Itália
O Blue Grotto, em Capri é uma grandiosa caverna com uma brilhante luz azul, causada por duas fontes diferentes de iluminação. Uma é pequena, que pode ser vista na imagem acima, a qual permite a entrada de pequenos barcos de remo. A outra entrada é bem maior e localiza-se abaixo da primeira enviando raios de luz de baixo para cima. Obviamente que é mais difícil para essa segunda abertura permitir a passagem de luz, mas seu tamanho compensa essa dificuldade.
Sailing Stones, Death Valley, USA
Esse misterioso e fantasmagorico fenômeno ocorre em Racetrack Playa, Death Valley. As pedras viajam grandes distâncias sem qualquer ajuda animal ou humana! Parece que elas se levantam e saem vagando sozinhas, deixando uma trilha (que pode ser vista na imagem acima) à medida que viajam pelo vale. O melhor palpite dos cientistas para o porquê desse estranho fenômeno ocorrer é de que o vento e o formato dessas pedras faz com que elas quase planem. Algumas vezes elas viram para a esquerda ou direita e em alguns casos até parece que duas pedras estão competindo em uma corrida! Elas somente se movem em cada três ou quatro dias e as trilhas levam algum tempo para se formar. Definitivamente essa é uma maravilha do mundo!
The Eye of the Sahara, Mauritania
Oficialmente conhecida como a Estrutura de Richat, The Eye of the Sahara (ou o Olho de Sahara) é um nome muito mais apropriado. Esse misterioso olho azul tem intrigado cientistas desde os primeiros voos espaciais, quando os astronautas notaram que a estrutura parecia com um olho os encarando. Veículos espaciais até hoje utilizam a estrutura de cerca de 50km de extensão como um marco de orientação . Pesquisadores atualmente acreditam que a estrutura é, essencialmente, uma área de quartzos rígidos que se elevou enquanto que rochas mais frágeis e areia erodiram da estrutura.
Fingal Cave, Escócia
A incrível Caverna Fingal, Escócia, passa nitidamente a impressão de que foi cuidadosamente construída por alguém. As perfeitas juntas hexagonais de basalto foram formadas ao longo de muitos anos quando a lava quente foi rachada nestes perfeitos padrões hexagonais de uma forma similar à lama que à medida que vai secando e se contraindo gera rachaduras, sendo que no caso da caverna essas rachaduras gradualmente foram se extendendo para baixo pela ação da gravidade em cima da massa da lava enquanto esta ia esfriando e rachando, formando as colunas, as quais foram mais tarde sendo expostas pela erosão. Fenômenos similares podem ser encontrados no norte da Irlanda e em Ulva, na Escócia.
Salar de Uyuni, Bolívia
Salar de Uyuni está localizado nos Andes, Bolívia e é o maior planalto de sal do mundo. Ele é um lago seco de sal, o qual deu origem a uma incrível crosta de sal plana de poucos metros de espessura, que consiste em 50 a 70% de toda a reserva de Lítio do planeta. Entretanto essa não é a razão para este lugar ser tão famoso. Durante a estação das chuvas a água cria o maior espelho do mundo neste local. É possível ver o céu e as nuvens debaixo dos seus pés como se estivesse andando nelas. Embora seja um local remoto, existem muitos turistas que fazem suas melhores fotos em Salar de Uyuni.
Postado por: Celso Gonçalves
extraído do site http://aliendroid.com.br/2011/05/06/as-mais-fascinantes-maravilhas-geologicas-da-terra/
Nenhum comentário:
Postar um comentário